FERNANDO LUIS VIEIRA FERREIRA

sábado, 1 de janeiro de 2011

CALDEIRA - Sabará

DESCENDÊNCIA
Pais de João Baptista Soares de Meirelles
Avós de Thereza de Jesus Maria Soares de Meirelles
Bisavós de Elisa Augusta Gomes do Val
Terceiros Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Quartos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Quintos Avós de José Bento Vieira Ferreira
Sextos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. ANA MARIA CALDEIRA. Nascida por volta de 1740, em Congonhas de Sabará.

Por coincidência de nome, época e lugar, é possível que fosse a 6ª filha de Felisberto Caldeira Brant e de Dona Branca de Almeida Lara. Neta paterna de Ambrósio Caldeira Brant e de Dona Josepha de Sousa e Silva. Neta materna de José Pires de Almeida e de Dona Maria Arruda.

Acreditamos que Dona Ana Maria Caldeira fosse filha de Felisberto Caldeira Brant e de Dona Branca de Almeida Lara pelas seguintes coincidências:

1.
Dona Ana Maria Caldeira era natural de Congonhas de Sabará, lugar de morada de Felisberto Caldeira Brant.

2.
Felisberto Caldeira Brant e Dona Branca de Almeida Lara foram pais de uma filha, a sexta, com o mesmo nome de quem nada se sabe, exceto que nasceu na mesma época que a nossa ancestral.

3.
A descendência de Ana Maria Caldeira - os Soares de Meirelles - era negra como negros eram os parentes do Marquês de Barbacena.

4.
O Padre Ildefonso de Oliveira Caldeira Brant foi Testemunha de Casamento de João Ribeiro do Val, tio de Matheus Gomes do Val, casado Dona Thereza de Jesus Maria Soares de Meirelles (V. Meus 4º Avós).

5.
Ildefonso de Oliveira Caldeira Brant, Visconde de Gericinó, foi padrinho de Ildefonso Ribeiro do Val, filho do mesmo João Ribeiro do Val.

Certidão de Casamento do filho do casal:

"Aos onze dias do mês de maio de mil oitocentos e quinze de Nosso Senhor Jesus Cristo, nessa Igreja do Santíssimo Sacramento, casou-se João Baptista Soares de Meirelles, filho legitimo de Luís Soares de Meirelles e D. Anna Maria Caldeira, natural e batizado em Curral del Rei, e D. Joana Leonisia de França Lira, filha legitima de Francisco de Pinho e Silva e D. Bernarda Leonisia França Lira, naturais e batizados na Freguesia de Ouro Preto - Mariana. Foram testemunhas Antônio da Anunciação Avelino e Manoel José de Souza França. O Registro de Casamento consta do Livro de Casamentos da Igreja do S.S. Sacramento, no Livro 1812-1815 - folha 114 - Livro 3.

A transcrição não é “ipsis literi” do original, foram transcritos somente os dados de maior interesse para a confecção da genealogia de João Baptista Soares de Meirelles e sua esposa.

Sandra Cândido do Val

As Testemunhas do Casamento: Antônio da Anunciação Avelino foi o 14º Reitor do Seminário São José, de 1814 a 1818. Manoel José da Souza França que, talvez, tenha parentesco com a Família França Lira, era catarinense de Laguna, foi Deputado Constituinte e Secretário das Sessões Preparatórias e da instalação da Assembléia Constituinte, em 1823. Foi Conselheiro (Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 190, de 1946). Ministro dos Negócios da Justiça e do Império. Presidente da Província do Rio de Janeiro, em 1840.

Casada, por volta de 1760, com Dr. LUIS SOARES DE MEIRELLES. Nascido por volta de 1740, em Cachoeira do Campo, Nossa Senhora de Nazaré, segundo anotação feita a lápis na Certidão de Casamento de seu filho.

Filho do Sargento Mor Luis Soares de Meirelles.

Vivia em Sabará e era médico segundo a biografia de seu neto, Joaquim Cândido Soares de Meirelles, elaborada pela Academia Nacional de Medicina.

Foram Pais de:

1.1 João Baptista Soares de Meirelles, que segue.

1.2 Porcina Maria de São José.

Filha legítima de Luiz Soares de Meirelles, nat. da freg. da Cachoeira do Campo, e Ana Maria Caldeira, nat. e bat. Na freg. De N. S. do Pilar de Congonhas de Sabará, bisp. de Mariana. Manoel (22-1-1798). João (14-7-1799). Ana (26.1.1804). Francisco (16.6.1805). Ana (28.10.1806) Cândida (24.9.1810)

Revista Genealógica Brasileira
Volume 5-6 – Página 66

Natural e batizada na Freguesia de Nossa Senhora da Boa Viagem de Curral Del Rei, bispado de Mariana. Casada com Manoel da Silveira Machado, natural e batizado na Freguesia de N. Sra. Da Piedade da Ilha do Pico, filho legítimo de Antonio da Silveira Machado e Domingas da Conceição. Com Geração.

1.3 Manoel Soares de Meirelles. Médico Cirurgião em Sabará. Nascido por volta de 1760. Era clínico em Santa Luzia de Sabará. Era licenciado, ou físico, como se falava no Brasil Colônia. Pioneiro no uso da Talha. Recebeu Carta de Sesmaria em Cantagalo.

Também o licenciado Manoel Soares de Meirelles, clínico em Santa Luzia de Sabará, pai do grande Joaquim Cândido, requereu uma sesmaria em Cantagalo, constituindo o professor, seu irmão, procurador bastante no Rio de Janeiro, por um instrumento passado no tabelião Sebastião da Silva, na real vila de N.S. da Conceição de Sabará, aos 3 dias do mês de Outubro de 1804. Consta esta sesmaria do volume XXXVI das Publicações do Arquivo Nacional, p. 268.

Cachoeira e Porongaba
Fernando Luis Vieira Ferreira

Casado em 1795, com Dona Ana Joaquina de São José. Com Geração.

Destaques na Descendência

Joaquim Cândido Soares de Meirelles
Médico de Dom Pedro I e de Dom Pedro II. Médico da Imperial Câmara. Fidalgo Cavaleiro. Teve mercê de Carta de Brasão. Cavaleiro da Imperial Ordem de São Bento de Aviz. Comendador da Imperial Ordem da Rosa. Cavaleiro da Ordem do Cruzeiro do Sul. Fundador da Academia Brasileira de Medicina, Patrono da Cadeira n° 1. Deputado na Assembléia Geral (1845-1848) por Minas Gerais. Almirante Graduado. Patrono do Serviço de Saúde da Marinha. Nascido em 5 de Novembro de 1797, à margem do rio das Velhas, em Sabará. Falecido no Rio de Janeiro em 13 de Julho de 1868, aos 71 anos.

Saturnino Soares de Meirelles
Médico Homeopata. Conselheiro do Império. Médico do Conselho de Sua Majestade. Nascido em 6 de Agosto de 1828, no Rio de Janeiro (Sacramento, Livro 11, Fls. 31v), e falecido em 9 de Dezembro de 1910, no Rio de Janeiro.

Pedro Rodrigues Soares de Meirelles
Republicano Histórico. Advogado. Nascido em 19 de Setembro de 1849, no Rio de Janeiro. Falecido em 8 de Maio de 1882, no Rio de Janeiro. Foi um dos cinco primeiros redatores do jornal A República, fundado em 3 de Dezembro de 1870, ao lado de Quintino Bocaiúva, Aristides Lobo, Flávio Farnese, Miguel Vieira Ferreira e Luiz Vieira Ferreira. Signatário do Manifesto Republicano. Desde os tempos acadêmicos, ainda estudante fundou e redigiu o jornal hebdomádario “A Vanguarda”, São Paulo, 1867, sob o pseudônimo Diógenes.

Alberto Soares de Meirelles
Médico Homeopata. General de Brigada. Nascido em 21 de Setembro de 1904. Falecido, aos 85 anos, em 8 de Julho de 1990. Membro da Academia Nacional de Medicina. Responsável pela inclusão da Homeopatia no rol de especialidades médicas. Professor Catedrático de Clínica Homeopática. Professor Emérito, Conselheiro Perpétuo e fundador do Conselho Universitário da Uni-Rio. Professor Titular de Homeopatia do Instituto de Pós Graduação Médica Carlos Chagas. Criador do Departamento de Homeopatia na Fefieg.

1.4 José Eustáquio Soares de Meirelles. Na dúvida. Citado em Tese, como listado no cadastro de clientes de Domingos Alves da Silva Porto, ao lado do Padre Mestre e Matheus Gomes do Val. (O Império do Retrato: Família, riqueza e representação social no Brasil Oitocentista - Mariana de Aguiar Ferreira Mauze)

1.5 Firmino Soares de Meirelles. Artista Plástico. Na dúvida. Participou da Exposição Universal em Paris, em 1867.

L'empire du Brésil à l'Exposition universelle de 1867 - Página 139
de Brazil com. na expos. univ. de Paris - 1867
944 Firmino Soares de Meirelles. Bougies en cire, 1$500 la livre. 945 Mo de
Oliveira Barboza. Vernis pour négatifs (photographies.) 946 Joaquim José Marques..

1.6 Felícia de Meirelles. Na dúvida. Casada com o Tenente João da Costa Ribera. Com Geração. (Livro de Casamentos 1758-1801 de Sabará, p. 225v. - Pesquisa de Cibele Braga)

1.7 ... Outras filhas com numerosa descendência segundo carta do Bispo Dom Antonio Rodrigues de Aguiar referendando a conduta do Padre Mestre:


2. JOÃO BAPTISTA SOARES DE MEIRELLES casado com JOANA LEONÍSIA DE FRANÇA LIRA, Patriarcas da 3ª Geração da Família Soares de Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário