FERNANDO LUIS VIEIRA FERREIRA

sábado, 1 de janeiro de 2011

GOMES RIBEIRO - Santana de Carnota

DESCENDÊNCIA
Pais de Mariana Ribeiro do Val
Avós de Matheus Gomes do Val
Bisavós de Elisa Augusta Gomes do Val
Terceiros Avós de Fernando Luís Vieira Ferreira
Quartos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Neto
Quintos Avós de José Bento Vieira Ferreira
Sextos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


1. PEDRO GOMES RIBEIRO. 1º e único do nome. Patriarca da Família Ribeiro do Val. Batizado em 1750, em Portugal.

Casado, em 1775, em Portugal, (Family Search) com CATARINA DO VAL, natural do Vale do Tua, Mirandela, batizada em 1754, em Portugal (Marcelo Tito Ribeiro do Val) Foram Pais de:

1.1 João Ribeiro do Val. Fazendeiro. Patriarca dos Ribeiro do Val no Brasil. Nascido, em 1782, na Freguesia de Santana da Carnota, termo da Vila de Alenquer, Bispado de Lisboa, onde foi batizado. Falecido em 8 de Agosto de 1846, e sepultado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Pati do Alferes, Vassouras.

Assinava-se anteriormente João Gomes Ribeiro:

João, anteriormente João Gomes Ribeiro, era filho de Pedro Gomes Ribeiro e de Catharina do Val Ribeiro, tendo sido batizado em 1782, na mesma freguesia onde nasceu de Sant'Anna da Carnota - Termo da Vila de Alenquer - Bispado de Lisboa, segundo consta no seu assento de casamento, que ocorreu no dia 16 de maio de 1823 - Livro de Casamento de 1819 à 1827, Freguesia do S.S.Sacramento desta Corte, no ano de 1823 aos 16 dias do mês de maio - as 18:00 horas folha 112v.

Sandra Cândido do Val

Veio para o Brasil, em 1816, com seu sobrinho Matheus Gomes do Val (V. Meus 4º Avós), procedente de Santana da Carnota, Vila de Alenquer.

Os dois se instalaram em Valença e foram trabalhar para o Barão de Ubá, José Rodrigues Pereira de Almeida, também natural de Santana de Carnota:

(...) Com efeito, meu tio bisavô, João Ribeiro do Val, e seu sobrinho Matheus Gomes do Val, meu avô, o fundador dessa fazenda, começaram a vida, um como empregado no seu “comércio” e o outro como seu administrador, segundo outro trecho da carta de Matheus Ribeiro do Val, já citada: “Por morte do barão de Ubá, os interessados tomaram a direção das casas do Rio e Lisboa.” Meu tio avô, João Ribeiro do Val assumiu a direção das fazendas e terras, que eram cêrca de 14 sesmarias. O barão deixara um filho único menor. Quando se libertou, tomou conta dos bens, ficando meu avô na fazenda de Ubá, pondo o nosso Matheus, no Casal. O filho deixado pelo barão de Ubá, de que fala a carta, era José Pereira de Almeida, e seu nome se lê num mapa corográfico da província, existente na mapoteca do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, junto ao das mencionadas fazendas. José Pereira de Almeida foi o padrinho de tia Elisa, irmã de meu pai e a primeira mulher de tio João Gomes, como também padrinho de tia Elisa Augusta, sua mãe.

Em autos de um processo em que era interessado um neto do barão de Ubá, verifiquei que a mulher de José Pereira de Almeida se chamava Elisa, como as duas afilhadas do marido e dela também, provavelmente. Chamava-se Elisa Constança.

Cachoeira e Porongaba
Desembargador Vieira Ferreira

Os Entrelaços: Há fortes indícios do parentesco das famílias Gomes Ribeiro, Pereira de Almeida e Ribeiro de Avelar, todas oriundas de Santana de Carnota, Vila do Alenquer, do Patriarcado de Lisboa.

Além da coincidência de origem, há ainda as ligações familiares no Vale do Paraíba, onde as três famílias se estabeleceram. As ligações familiares se estabeleciam por vizinhança, emprego, e os inúmeros batizados e casamentos:

Em tempo lembro que em 1822, o João já morava de certa forma em Vassouras, na Fazenda de Ubá, onde era administrador dos Bens do Barão de Ubá, esse procedia também de Santa Anna da Carnota, acredito tenha ele algum laço de parentesco com os Ribeiro do Val.

O nome da Catarina no assento de casamento aparece só como Ribeiro, mas em outros assentos aparece com o do Val, assim como o do João em alguns assentos aparece como Ávilla. O que gera algumas perguntas, e a necessidade de pesquisas mais profundas.

Sandra Cândido do Val

Casado, em 16 de Maio de 1833, com Dona Felicidade Perpétua Pires, nascida em 18 de Maio de 1806, na cidade do Rio de Janeiro, onde foi batizada em 7 de Junho do mesmo ano. Falecida em 14 de Agosto de 1876, sepultada no Cemitério do Cavaru, freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Pati do Alferes, Vassouras. Filha de Joaquim Pires Garcia de Almeida e de Dona Felicidade Perpétua Pires Lacé. Com Geração.

1.2 Mariana Ribeiro do Val, que segue.

2. MARIANA RIBEIRO DO VAL. Nascida por volta de 1780. Falecida antes de 1808. É provável que fosse natural da Vila de Alenquer, do Bispado de Lisboa.
Casada com JOSÉ GOMES DA SILVA, nascido por volta de 1780, no Porto. Foram Pais de:

3. MATHEUS GOMES DO VAL com Dona THEREZA DE JESUS MARIA SOARES DE MEIRELLES, Patriarcas da Família Gomes do Val.

Fontes:

Cachoeira e Porongaba
Desembargador Vieira Ferreira

Diário de Joaquim Ribeiro do Val

Informações Familiares
Marcelo Tito Ribeiro do Val
Sandra Cândido do Val
Saulo Ribeiro do Val
Sérgio Cominatto
Waldir Ribeiro do Val

Pesquisa:
Anamaria Nunes

Colaboração
Carlos Eduardo Barata
Guilherme Serra Alves Pereira
Silvia Novaes
Wilma Dutra Novaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário