FERNANDO LUIS VIEIRA FERREIRA

sábado, 1 de janeiro de 2011

DE FRANÇA LIRA - Vila Rica e Mariana

DESCENDÊNCIA
Pais de Joanna Leonísia de França Lira
Avós de Thereza de Jesus Maria Soares de Meirelles
Bisavós de Elisa Augusta Gomes do Val
Terceiros Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Quartos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Quintos Avós de José Bento Vieira Ferreira
Sextos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

1. BERNARDA LEONÍSIA DE FRANÇA LIRA. Nascida por volta de 1750.

Filha de Antonio Machado da Costa e Maria Pereira Maciel. Neta materna do Guarda Mor Francisco Pereira Maciel (Na dúvida).

Casada, antes de 1787, com FRANCISCO DE PINHO E SILVA. 1º Tabelião em Sabará. Nascido por volta de 1750.

Esse pessoal não parece de Mariana. Achei apenas um Francisco do Pinho - não sei se é o seu ancestral - nascido e morador em Boa Viagem de Itabira em 1787, casado e com 35 anos de idade.

Cúria de Mariana
Edriana Nolasco a meu pedido

Segundo a Certidão de Casamento de sua filha, seria natural e batizado na Freguesia de Ouro Preto, em Mariana.

"Aos onze dias do mês de maio de mil oitocentos e quinze de Nosso Senhor Jesus Cristo, nessa Igreja do Santíssimo Sacramento, casou-se João Baptista Soares de Meirelles, filho legitimo de Luís Soares de Meirelles e D. Anna Maria Caldeira, natural e batizado em Curral del Rei, e D. Joana Leonísia de França Lira, filha legitima de Francisco de Pinho e Silva e D. Bernarda Leovisia França Lira, naturais e batizados na Freguesia de Ouro Preto - Mariana. Foram testemunhas Antônio da Anunciação Avelino e Manoel José de Souza França" (*)

É possível que tenha algum laço de parentesco com o casal Antonio Pinho Silva e Helena do Prado:

Manoel Pinho Silva (Family Search)
Batizado em 5 de Maio de 1745, em Acuruí, Minas Gerais.
Filho de Antonio Pinho Silva e Helena do Prado.

Pedro Pinho Silva (Family Search)
Batizado em 21 de Novembro de 1746, em Acuruí, Minas Gerais, Brazil
Filho de Antonio Pinho Silva e Helena do Prado

Encontramos dois documentos que sugerem que fosse 1º Tabelião da Vila de Sabará:

21 de Janeiro de 1775 - Caixa: 55 - Rolo: 517
Conteúdo: Requerimento de Francisco de Pinho e Silva sobre problemas com os fiadores para arrematação do ofício de escrivão de execuções.
Nota: Constam despacho datado de 21/01/1775 em Vila Rica, procurações e requerimento.

21 de Fevereiro de 1797 - Caixa: 65 - Rolo: 521
Conteúdo: Requerimento de Francisco de Pinho Silva sobre a concessão de provisão para o cargo de primeiro tabelião da Vila de Sabará.
Nota: Constam despacho datado de 21/02/1797 em Vila Rica e registro.
Nomeado partidor dos bens de algum Inconfidente:

Autos de devassa da Inconfidência Mineira‎ - de Brazil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados, Minas Gerais (Brazil) – 2001 - Página 229
... O Ouvidor Antonio Ramos da Silva Nogueira, Juiz da Coroa, determinou a partilha e nomeou partidores Francisco de Pinho Silva e António de Abreu Lobato. O monte subia a 808$517 rs., abatidas as despesas,

Certidão de Casamento da filha do casal:

"Aos onze dias do mês de maio de mil oitocentos e quinze de Nosso Senhor Jesus Cristo, nessa Igreja do Santíssimo Sacramento, casou-se João Baptista Soares de Meirelles, filho legitimo de Luís Soares de Meirelles e D. Anna Maria Caldeira, natural e batizado em Curral del Rei, e D. Joana Leonísia de França Lira, filha legitima de Francisco de Pinho e Silva e D. Bernarda Leovisia França Lira, naturais e batizados na Freguesia de Ouro Preto - Mariana. Foram testemunhas Antônio da Anunciação Avelino e Manoel José de Souza França" (*)
O Registro de Casamento consta do Livro de Casamentos da Igreja do S.S.Sacramento, no Livro 1812-1815 - folha 114 - Livro 3.

A transcrição não é ipsis literi do original, foram transcritos somente os dados de maior interesse para a confecção da genealogia de João Baptista Soares de Meirelles e sua esposa.

Sandra Cândido do Val

No início de 1700 já havia alguns “de Pinho” morando nas Minas Gerais:

Em 1717, no Rol dos Moradores da Villa do Brumado, há um Francisco de Pinho com 4 escravos.
E temos de novo o mesmo Francisco de Pinho, agora como Dono de Loja.
E no Rol do Caminho Novo, no mesmo ano de 1717, encontramos um Agostinho de Pinho.
No Rol do Caminho Velho, temos um Manoel de Pinho, com 20 escravos.

Em 1715, havia em Mariana, Minas Gerais, no Caminho Novo, no trecho do Rio Paraíba do Sul até Carandaí, uma Sesmaria concedida a João Gonçalves Chaves, em terras do seu sogro Domingos Chaves Ramos, fazendo limite com as terras de um Agostinho de Pinho e Silva que, por coincidência de nome, época e lugar, acreditamos que fosse seu parente. (As Minas e os Currais – Ângelo Alves Carrara)

Encontramos o apelido “Pinho e Silva” em Portugal, em diversas Concelhos. No Brasil está disperso por todo o país: em Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Piauí e na Bahia.

Também o Barão do Alto Mearim era “Pinho da Silva”, mas não sabemos se é ligado aos nossos:

Joana Maria de Pinho
Pai: João José de Pinho, nascido por volta de 1810.
Mãe: Raimunda Benedita Barbosa de Carvalho
Casamento: Domingos Francisco da Silva
Filho: Manuel Álvaro de Pinho e Silva, nascido em 1862, casado com Alice de Athayde Lacerda. Foram Pais de Manuelita de Athayde Pinho e Silva, nascida em 1892 e casada com Durval Lopes Martins.

Manuel Álvaro de Pinho e Silva
26/05/1909
Registo Geral de Mercês, D.Manuel II, liv.3, fl.89
Alvará. Moço Fidalgo da Casa Real.
26/05/1909
Registo Geral de Mercês, D.Manuel II, liv.3, fl.89v
Alvará. Concedendo-lhe todas as honras e prerrogativas inerentes ao foro de Moço Fidalgo da Casa Real.

09/07/1909
Registo Geral de Mercês, D.Manuel II, liv.2, fl.95
Carta. Cavaleiro da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Foram Pais de:

1.1 Joana Leonísia de França Lira, que segue.

1.2 Antonio de Pinho e Silva. Na dúvida. Falecido em 14 de Junho de 1855. Inventariado em 26 de Julho de 1855: Auto: 3088 - Códice: 147 – 1º Ofício. Data: 26 de Julho de 1855. Local: Fazenda do Bom Jardim de Ramos. Fls. 1: Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio de Pinho e Silva, casado que foi com Emiliana Alves da Silva, sem Testamento, em 14 de Junho de 1855. Fls. 2: Filhos do 1º Matrimônio: Maria Claudina. De treze anos. Rita Claudina. De onze anos. Antonio Roberto. De nove anos. Bárbara. De seis anos. Fls. 3: Bens de Raiz. Quatorze alqueires de terras sitas no Ribeirão de Santa Ana – 140$000; - uma morada de casas cobertas de bicos de palmitos e madeira roliça – 30$000; - um paiol de madeira roliça, cobertos de capim – 15$000; - um curral de porcos, cercados de achas de banana – 15$000. Moravam na Fazenda do Bom Jardim de Ramos. Casado, por volta de 1840, com Dona Emiliana Alves da Silva. Com Geração.

1.3 João de Pinho e Silva. Na dúvida. Em 1800 teve sua sesmaria confirmada: Torre do Tombo: João de Pinho e Silva. 19/03/1800. Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.29, fl.201v. Carta. Confirmação de Sesmaria. Casado, por volta de 1835, com Dona Maria da Cruz. João de Pinho e Silva, casado com Dona Maria da Cruz, pais de Jozé de Pinho e Silva, batizado em 27 de Março de 1837, em Santa Bárbara, Minas Gerais; e de Hedenvinges de Pinho e Silva, batizada em 15 de Julho de 1839, em Santa Bárbara, Minas Gerais. (Family Search: De Pinho e Silva). Com Geração.

2. JOANA LEONÍSIA DE FRANÇA LIRA casada com JOÃO BAPTISTA SOARES DE MEIRELLES, Patriarcas da 3ª Geração da Família Soares de Meirelles.

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Gostaria de informar que a data de nascimento de Manuel Álvaro de Pinho e Silva é 31 de Março de 1869.

    ResponderExcluir